terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pesquisa sobre a Terapia do Riso como Tecnologia Social

A Trupe SOS Palhaço pesquisa o uso da linguagem do palhaço na terapia do riso. O trabalho de monografia de Alexandre Romeiro na conclusão da pós-graduação MBA em Gestão Estratégica do Terceiro Setor no Complexo Educacional FMU, sob a orientação da profa. Ms. Gerusa Ramos, propõe um estudo sobre a linguagem do palhaço na terapia do riso a partir de uma pesquisa realizada no Hospital  das Clínicas, Darcy Vargas e na Casa Hope, no período de 2009 a 2010. O estudo comprova resultado positivo na realização do trabalho do projeto Doutores do Riso, grupo no qual Alexandre Romeiro fazia parte na ocasião nos hospitais de realização do trabalho com os palhaços.

A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de questionários respondidos pela equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicológos, assistentes sociais, alguns acompanhantes e uma adolescente paciente. Os dados quantitativos e variáveis qualitativas demonstram uma melhoria no estado motivacional, físico, melhor aceitação dos medicamentos, disposição para o enfrentamento da doença, melhor relacionamento das crianças e acompanhantes com a equipe de saúde. O resultado da pesquisa mostra com clareza como a linguagem do palhaço de fato promove o bem estar social.

A Trupe SOS Palhaço continua pesquisando o assunto para o aprofundamento da questão, divulgação da linguagem do palhaço no Brasil e seu uso como uma tecnologia social. A capacidade de multiplicação e flexibilidade na aplicação da linguagem do palhaço em diversos ambientes, como: hospitais, escolas, creches, organizações, empresas etc permite a sua aplicação como uma tecnologia social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário